sexta-feira, 15 de julho de 2011

Inteligência e Sabedoria

Você não precisa se deparar com o personagem do Matt Damon no filme “Gênio Indomável” para entender que inteligência é diferente de grau de escolaridade. Vez ou outra você encontra alunos do segundo grau que entendem e aplicam com facilidade conceitos e teorias que fazem alguns doutores terem de passar noites de estudo em claro para começar a se familiarizar.

A pessoa mais inteligente que eu conheci foi um amigo do segundo grau que era um gênio da matemática. Ele nunca terminou o mestrado, e mesmo assim hoje tem um emprego bom, trabalhando com o que gosta. Da mesma maneira tive vários colegas da faculdade que tinham inteligência de mediana pra baixo e que hoje são doutores.

Eu admiro muito e tenho prazer em trabalhar com pessoas de elevada inteligência, mas realmente sinto inveja quando tenho privilégio de conviver com alguém que possui uma das qualidades que mais admiro, a sabedoria.

Da mesma forma que existem pessoas extremamente inteligentes que não possuem elevado grau de escolaridade, existem pessoas extremamente sábias que mal sabem ler e escrever. No decorrer da vida encontrei muitas pessoas que “consomem” muito do que julgamos ”cultura”, vão sempre ao teatro, viajam por toda parte e mesmo assim ainda enxergam o mundo de uma maneira extremamente limitada, enquanto outras que nunca saíram de sua cidade natal conseguem dali enxergar com muita clareza quase tudo (alguém lembrou de Kant?).

Claro que para a maioria das pessoas (que não são como Kant) a busca da sabedoria é facilitada quando é possível dar-se o privilégio de enxergar o mundo de vários ângulos, viajando para vários lugares e lidando com pessoas e costumes diferentes. Mas, felizmente para a maioria da humanidade, a qual o luxo de ter tempo e dinheiro para viajar é algo inviável, o caminho da sabedoria deve realmente ser trilhado a partir da reflexão.

Infelizmente para a maioria dos “playboyzinhos”, inteligência e sabedoria não podem ser comprados com uma viagem, nem com um diploma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário